Interpretação por texto!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Interpretação por texto!

Mensagem  rhodesbauer em Qui Abr 09, 2015 5:12 pm

Originalmente postado em nosso blog, fica aqui como referência.

Um dos grandes problemas dos formatos de jogo que fazem uso massivo de texto, como PbF, PbP e PbEM é a dificuldade em demonstrar as expressões dos personagens.
É muito comum o  jogador começar a descrever os pensamentos do personagem na esperança de que o leitor, narrador e outros jogadores, consigam perceber o que o jogador quer que o seu personagem demonstre.Imagine-se em uma mesa de jogo. Você, enquanto jogador, irá narrar tudo o que seu personagem pensa? Ou irá dizer o que fez e, quando necessário, conversar com o narrador emulando a conversa do personagem com o NPC?

Bem, da forma como EU estou acostumado a jogar RPG, os pensamentos e reflexões do meu personagem eu guardo para mim, a não ser que algum poder qualquer me obrigue a expor os pensamentos do personagem.

Vamos exemplificar.
Leve em consideração a imagem abaixo:

Agora imagine uma pessoa entrando nesta igreja e descrevendo sua ação.

Com pensamentos:
Ele entrou no salão e observou a arquitetura do local; Observou a luz passando pelos vitrais, pousando suavemente nas pilastras. A arquitetura do lugar o remeteu a um passado longínquo, quando caminhava pelas geladas ruas de Glasgow. Em sua mente os rostos de amantes já falecidos se sobrepunham enquanto a cortina das lembranças se desenrolava. A distração o fez se distanciar do local e lembrar de seu senhor o ensinando os segredos que agora faziam parte de sua existência.[/size]

Sem pensamentos:
Ele entrou no salão e suas sobrancelhas se arquearam. Suas pupilas estreitaram enquanto ele olhava em direção aos vitrais. A bengala pendurada em seu antebraço balançou suavemente enquanto ele caminhava em passos lentos até a pilastra a sua esquerda, com a mão espalmada e erguida em sua frente. Com um toque gentil ele deslizou os dedos na pedra fria. Suas pálpebras se fecharam sob seus olhos e um breve instante se passou enquanto o silêncio dominava o ambiente.

Na primeira ação, a informação é fornecida de graça e deixa pouco a imaginação do leitor. A segunda, mais descritiva, alimenta a imaginação sem tentar explicar demais e sem correr o risco de fornecer informação que outros jogadores possam, inconscientemente, assumir que você as forneceu diretamente.

É claro que este assunto é questão de gosto. Há narradores e narradores, alguns podem preferir o primeiro método, mas EU, prefiro o segundo método.

E você?
rhodesbauer
Líder Supremo
Líder Supremo

http://www.bauer.net.br

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: